A equipe All In foi até Capim Branco produzir fotos gastronômicas para o nosso cliente Hotel Fazenda Tucano. Alguns cuidados são essenciais nessa hora porque fotos de alimentos podem ficar muito diferentes do que a gente imagina.
Algumas dicas simples para que suas fotos fiquem mais profissionais:
1- Conceitue
Ao pensar em fotografar esteja ciente do que você pretende comunicar. As fotos que você está fazendo contam uma história? Para quem? O que colocar no cenário para deixar sua intenção bem explícita?
2- Luz!
Fotografia é “desenho com a luz’’. Saber usar a luz ao seu favor faz toda a diferença. Experimente utilizar luz do dia para fotografar, ela é mais suave e produz menos sombras. A luz perto do meio dia é muito ‘’dura”, ou seja, forma muitas sombras. Tente utilizar rebatedor nesse momento, pode ser uma folha de papel em branco ou de alumínio. Se for usar uma fonte de luz externa, a posicione ao lado do objeto, vindo da lateral. Desta forma você consegue destacar as texturas do alimento!
3- Produção
Pensar na composição da foto dá a ela muito mais beleza. Confira se os talheres estão alinhados, pratos limpos, ingredientes viçosos e coloridos. Observe se o ambiente entorno tem alguma imperfeição que será captada na foto. É possível usar um fundo neutro estendendo um tecido de fundo caso o ambiente não esteja tão legal.
4- Enquadramento
Ao tirar as fotos tome cuidado com o enquadramento, isto é, o que sairá na foto. Tente colocar os pratos que deseja valorizar centralizados. Se for preciso, se aproxime mais e tire fotos dos detalhes.
5- Pós produção
Depois de escolhidas as fotos gastronômicas é hora de editar. Nesse momento não é preciso ser muito ousado para conseguir bons resultados. A pós edição não pode ser 80% da beleza de uma foto. Não abuse do Photoshop! Uma foto natural fica muito mais agradável. Aumente com cuidado o contraste e valorize as cores presentes, mas não distorça completamente a imagem real.
Alguns fotógrafos utilizam truques em fotos mais difíceis, como as de um sorvete, por exemplo, que derrete bem rápido. É comum, utilizarem receitas para produzir sorvetes fakes feitos com gordura vegetal e açúcar de confeiteiro. Em outros casos, para deixar a foto mais interessante, borrife água sobre o copo de suco, por exemplo, para dar a bebida um aspecto refrescante a bebida. Mesmo assim, a ideia é ser o mais natural possível. Use com moderação