Criar conteúdo para a internet é um desafio. Centenas de milhares de atualizações por minuto alimentam a quase insaciável curiosidade humana na internet. Para consolidar a sua relevância, é preciso ser consistente nas postagens. Apesar disso, em algum momento as ideias acabam. Vamos te ensinar neste post como usar o calendário como fonte de inspiração para produzir conteúdo interessante.
Conheça a sua persona
Em primeiro lugar, é necessário que você compreenda quem é o seu público. Do que ele gostaria de saber, quais as dificuldades que ele tem, como você pode agregar com os seus posts… Não é ideal que você poste qualquer coisa sobre uma data comemorativa. É necessário que exista conexão com o interesse do seu público.
A All In, por exemplo, não só faz o planejamento da presença online dos clientes como produz conteúdo para redes sociais, blogs e sites de forma direcionada, portanto mais eficaz.
Datas comemorativas sazonais
É possível criar posts interessantes sobre datas tradicionais que são mais abrangentes. Dia das mães, natal, dia das crianças, páscoa… São datas importantes que não podem ser esquecidas. Busque relacioná-las com o seu conteúdo de forma suave e descontraída.
O site Calendarr.com é uma ótima ferramenta de pesquisa.
O mais importante é, intercalar os conteúdos. Tome cuidado para não exagerar, seu perfil não deve limitar-se. Use como uma ferramenta de inspiração para te dar mais ideias de postagens.
Posicione-se em relação às lutas que a sua empresa REALMENTE se envolve
Produção de conteúdo pode ser uma forma de apoiar alguma causa. Este é um espaço interessante para divulgar campanhas com as quais a sua empresa se identifica. Não poste sobre aquilo que não é um valor da sua empresa apenas para engajar.
No início desse ano, o Instagram criou uma figurinha em comemoração ao Ramadã, feriado tradicional na cultura islâmica. Muitos criadores de conteúdo a usaram indiscriminadamente, apenas para engajar as suas publicações. Além de invisibilizar o motivo principal da campanha, demonstra uma forte insensibilidade, desrespeito à diversidade e desconhecimento.
Se uma causa toca os valores da sua empresa, promova uma ação integrada que faça parte da comunicação global da empresa. Além das redes sociais diante dos funcionários e nos discursos.
Aproveite as dicas e lembre-se sempre de variar os conteúdos. Adicione a comemoração alguma informação que seja um diferencial. Faça um agradecimento especial ao seu freguês no dia do cliente! Indique exemplares inspiradores no dia do livro! E tenha sempre uma fonte inesgotável de ideias.